23 de fevereiro de 2013

Escola é lugar de leitura


Márcia Helena Koboldt Cavalcante (FACCAT/PUCRS)

"Dos perigos da leitura! A antropóloga francesa Michèle Petit, em seu livro Os Jovens e a Leitura, reflete sobre a importância do contato do leitor direto com o livro. Para ela, a leitura é algo tão libertador do pensamento humano que pode ser perigosa, por não impor limite à criação, ao que se pode fazer durante e após a leitura de um livro. Por esse motivo, Michèle acredita que durante muitos anos, para evitar o contato com a liberdade, fomos estimulados a ter contato com os livros sempre intermediados por alguma 'outra coisa' que não livro: as fichas de leitura, os resumos, as resenhas. Assim, mesmo sem saber, sem consciência, nós professores, bibliotecários e mediadores de leitura afastávamos o aluno do universo libertador da palavra.E você, concorda com isso? A leitura é algo realmente libertador? Ao ler um livro, onde podemos chegar?"

Fonte: Fundabrinq
      No passado, não tão distante, muitos de nós professores e alunos frequentamos a escola vivenciando a ideia de que a leitura era importante somente para disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura.
     Os anos se passaram e, depois, falou-se de leitura como hábito. Com o tempo, superamos essa ideia, porque hábito é algo dirigido a experiências quase automáticas, que fazemos ao incorporar um aprendizado, sem refletir sobre ele, como escovar dentes, por exemplo.


     Hoje, fala-se da leitura como fonte de conhecimento para a vida, capaz de desenvolver o pensamento crítico e de ser expressão da multiplicidade de visões de mundo. Ainda podemos afirmar que a leitura e a escrita são fundamentais para a construção de sociedades democráticas, fundamentadas na diversidade, na construção da memória e no exercício da cidadania, porque escrita e leitura são atualmente vistas como direito social.
     Mas o que tem sido foco de debate nos últimos tempos é o entendimento de que é possível na escola pensarmos na leitura como fonte de prazer, na leitura pela fruição, pelo desfrute, sem qualquer compromisso técnico ou didático. Assim, sabemos que ler nos possibilita escrever e interpretar melhor, nos auxilia a desenvolver habilidades que contribuem para a construção de competências de diversas áreas do conhecimento, mas, ao mesmo tempo, ler é uma experiência que pode contribuir para a criatividade e para a capacidade de sonhar que o mundo pode ser melhor.[...]



Fonte: Leitura & Escrita. Subsídio encartado no Jornal Mundo Jovem. novembro 2011. ano 1. n.5.p.1



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