1 de março de 2016

DISSERTAÇÃO FILOSÓFICA: o que é e como elaborar


Prof. Dr. Sílvio Gallo


      A dissertação filosófica corresponde a um discurso específico da filosofia, articulado por meio de conceitos e desenvolvido por meio de argumentos. A elaboração de dissertações filosóficas é essencial para a prática da filosofia e do pensamento crítico e autônomo.
      Uma dissertação filosófica deve conter as seguintes partes:
  1. Introdução: parágrafo no qual o autor anuncia as ideias que serão desenvolvidas no texto;
  2. Desenvolvimento: texto central, em que as ideais apresentadas na introdução serão trabalhadas por meio de uma argumentação consistente, baseada em conhecimentos que se tem sobre o assunto, dados publicados por instituições reconhecidas, citações de outros autores, etc.;
  3. Conclusão: é o encerramento da dissertação, parte em que se retornam as ideias anunciadas na introdução de forma conclusiva, considerando toda a argumentação desenvolvida no texto central.


     O principal elemento de um texto dissertativo é a argumentação. É ela que sustentará as ideias propostas na introdução. Para que a argumentação seja consistente, além de ler bastante e manter-se sempre bem informado, você deverá ter em mente alguns critérios:
  • Utilize argumentos baseados em fatos noticiados por jornais, revistas, internet, televisão, etc, ou em estudos e publicações reconhecidos;
  • Desenvolva um raciocínio claro, organizado e coerente durante a argumentação;
  • Forneça exemplos que justifiquem seus argumentos;
  • Não utilize exemplos pessoais;
  • Não recorra a generalizações, gírias, ditados populares e provérbios.


      Na introdução de uma dissertação, além de deixar claro o seu posicionamento em relação ao tema que será desenvolvido, é importante conquistar a atenção do leitor. Para isso, você pode começar seu texto, por exemplo, com uma declaração sucinta, uma pergunta, um fato histórico, uma citação ou até mesmo um ponto de vista que será contra argumentado. Aproveite este momento do texto para problematizar o tema.
    A introdução não deve ser longa, mas também não será boa se tiver apenas uma frase. O ideal é que tenha um número de frases suficiente para anunciar ao leitor as ideias que serão desenvolvidas. Isso corresponde a uma média de três a cinco frases.
    A argumentação faz parte de nosso dia a dia. Você já pensou em como sempre estamos defendendo um ponto de vista? Ao escrever um texto, isso não muda muito.
   Num texto dissertativo, é importante estabelecer o ponto de vista que se quer defender, e estruturar o discurso argumentativo de forma bastante convincente. Afinal, em última instância, o que pretendemos com esse tipo de texto é convencer alguém de alguma coisa, ou apresentar nossa análise de um problema ou de um conceito sob um ponto de vista crítico.
   Outra forma de se articular um texto argumentativo é utilizando-se do método dialético. Seus elementos básicos são a tese, a antítese e a síntese.
    A tese é a afirmação que se faz no início do texto. A antítese é a oposição que se faz à tese, criando um conflito. A síntese é a situação nova originada desse embate entre tese e antítese. Portanto, a síntese torna-se uma nova tese, que aceita uma nova antítese e, consequentemente, originam uma nova síntese, num processo infinito.
   Esta é a estrutura de um texto filosófico, uma vez que, antes de propor qualquer interpretação definitiva, busca refletir acerca do problemas.
   Escrever um texto sobre algum tema abstrato não é tão fácil. Por isso, quanto mais lemos, mas desenvolvemos nossa capacidade de abstrair e de argumentar.



    Antes de começar a escrever uma dissertação, pare e pense um pouco sobre o que pretende dizer e aonde quer chegar. É muito importante organizar as ideias na cabeça ou em um rascunho para depois estrutura-las definitivamente.
   Antes de iniciar a escrita de uma dissertação filosófica, é muito importante fazer uma leitura meticulosa e atenta dos trechos ou textos que lhe servem de base. Para isso deve-se adotar alguns procedimentos básicos:
  • Primeiro, procure saber qual é o estilo do texto por meio do qual o autor se expressa. Há diversas forma de escrita filosófica: diálogo, poesia, aforismo, ensaio, etc;
  • Depois, faça uma primeira leitura do texto, observando o significado de cada parágrafo com atenção redobrada e consultando um dicionário da língua portuguesa e, se possível, um dicionário de filosofia. O primeiro dicionário fornece o significado e a etimologia das palavras; o segundo traz as diferentes acepções que alguns conceitos ganharam ao longo da história da filosofia por diferentes pensadores.


Fonte:

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2013.


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Com certeza me ajudou muito, mas Eu preciso aprender a enchergar,se o texto é dissertativo, ou não.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  3. Amei ,muito bem explicado me ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito, agora eu sei de onde devo começar, obrigado

    ResponderExcluir

Por favor, deixem aqui seu COMENTÁRIO, ele é importante para que melhoremos nosso blog. Obrigado.