25 de julho de 2016

PESQUISA ESCOLAR: O QUE É, COMO SE FAZ

Jossivaldo A. de Morais





      O que motiva a pesquisa

A vontade de aprender é determinante quando se refere à pesquisa, seja na escola, no trabalho, na universidade, enfim, na vida. A fome e sede de aprender cria possibilidades para que se chegue sozinho às fontes do conhecimento que estão à disposição na sociedade.
Ensinar a aprender, tarefa não só dos professores mas de todos os envolvidos na educação da criança, é muito mais que apenas mostrar os caminhos, também é orientar o educando para que desenvolva um olhar crítico que lhe permita desviar-se das inutilidades e futilidades disfarçadas de informação, e reconhecer em meio aos labirintos, as trilhas que conduzem às verdadeiras fontes de informação e conhecimento.

2    O que realmente é uma pesquisa

Pesquisar é procurar, buscar com cuidado, procurar por toda parte, informar-se, perguntar, indagar bem, aprofundar a busca.
A pesquisa faz parte do nosso cotidiano! Pesquisamos quando vamos comprar, alugar, quando vamos dar um presente; pesquisamos quando queremos saber o que é melhor em determinado assunto ou tipo de produto; pesquisamos anúncios de jornal e revistas, pesquisamos as horas...



      Qual a importância de uma pesquisa

Por estar envolvida em todos os processos que envolvem a vida humana, como a ciência, a tecnologia, o progresso intelectual individual e de grupo; se não houver pesquisa não haverá, portanto, ciência, tecnologia ou mesmo desenvolvimento intelectual. Se não houvesse pesquisa todas as grandes invenções e descobertas humanas não existiriam.

4     Primeiro passo da pesquisa: O Projeto

Ninguém deve iniciar uma pesquisa sem antes ter preparado um projeto! Fazer projeto é lançar ideias para a frente, é prever as etapas de um trabalho, é definir aonde se quer chegar com ele. Com isso em mãos e em mente ficará fácil saber como agir, que decisões deverá tomar, qual o próximo passo para o alcance do objetivo desejado.
O projeto se inicia com a escolha de um tema que nos é familiar, uma temática que nos desperta interesse e nos instiga (estimula) a buscar compreender melhor. Se a pesquisa for realizada em grupo é necessário que se discuta os interesses que vão surgir nesse grupo. É preciso chegar a um acordo sobre o que o grupo irá pesquisa, qual o projeto que todos vão se debruçar.


5      Discutindo e definindo o projeto

Antes de avançarmos é necessário destacar a importância da LEITURA e COMPREENSÃO DA LEITURA. Somente a partir da leitura e do entendimento das ideias expostas no que foi lido, é que será possível criar seu texto seguindo um plano de escrita pré-elaborado. Lembramos que redigir é dizer a outras pessoas o que se pensa. Redigimos um texto quando conversamos, escrevemos ao celular ou ao computador, quando resolvemos um problema, descrevemos uma cena, defendemos ou expomos nosso ponto de vista.
                       
                                       Elementos de um projeto de pesquisa escolar

1.      Título;
2.      Objetivo;
3.      Justificativa;
4.      Metodologia;
5.      Produto final;
6.      Fontes de consulta (Referência bibliográfica);

Analisando cada um dos elementos de um projeto de pesquisa escolar

1-      Título: tudo que fazemos recebe uma denominação, nem que seja provisória, até que durante o desenvolvimento da pesquisa o nome definitivo surja;
2-      Objetivo: É a meta que se quer alcançar com o projeto. É a contribuição que o projeto quer dar ao conhecimento do tema a ser pesquisado. Fazer uma pesquisa é assumir o compromisso de aumentar o conhecimento das pessoas acerca de um determinado assunto;
3-      Justificativa: É a parte da pesquisa na qual se apresenta a importância do tema escolhido. Nela se apresenta argumentos que convençam as pessoas de que aquele trabalho é digno de atenção e interesse;
4-      Metodologia: É a maneira como se vai obter os dados que sustentarão toda a pesquisa, por exemplo: leitura, fichamento, redação de texto, elaboração de maquetes, experiência em laboratório, entrevistas, consultas, etc;
5-      Produto final: É o momento que a pesquisa oferece a sua contribuição para o aperfeiçoamento intelectual do indivíduo, da turma, da escola, da cidade, etc. Precisa-se saber a quem a pesquisa será direcionada e o que ela oferecerá para o desenvolvimento intelectual, tecnológico ou científico;
6-      Fontes de pesquisa: é a base sobre a qual o autor se sustentou para apresentar seu produto final: a pesquisa. Como a pesquisa não é uma cópia de algo que alguém já escreveu, se o leitor tiver qualquer dúvida sobre o que está sendo discutido, ele pode consultar as fontes citadas verificar onde está o problema. A indicação bibliográfica dá credibilidade ao trabalho realizado, mostra que o pesquisador agiu com seriedade e honestidade. Prova que o trabalho é resultado de uma pesquisa séria e não de uma simples cópia.


OBRAS CONSULTADAS

FAULSTICH, E.L.J. Como ler, entender e redigir um texto. 8.ed., Petrópolis: Vozes, 1997.

BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999.


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