26 de março de 2012

SEMINÁRIO: como elaborar e como apresentar




O que é, e como apresentar um seminário?


O seminário é um instrumento pedagógico que tem como objetivo permitir a um ou mais estudantes explicarem ou informarem a um determinado público sobre um assunto estudado e investigado em conjunto.



Prof. Jossivaldo Araújo de Morais


O QUE É UM SEMINÁRIO

    O seminário é um instrumento pedagógico que tem como objetivo permitir a um ou mais estudantes explicarem ou informarem a um determinado público sobre um assunto estudado e investigado em conjunto.
     Para que o público de um seminário tire proveito das informações transmitidas, faz-se necessário que os expositores utilizem com eficácia a linguagem oral [a fala], assim como todos os demais recursos materiais disponíveis. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. NÃO SE PODE PERDER DE VISTA QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DO SEMINÁRIO É TRANSMITIR, COM EFICÁCIA, AS INFORMAÇÕES ESTUDADAS!


Fonte: Colégio Cruzeiro
     Vale lembrar que um seminário realizado de modo organizado e estruturado não só contribui para a aprendizagem do público ouvinte, mas também daqueles que o estarão apresentando, tendo em vista que deverão pesquisar o tema a ser apresentado nas mais diversas fontes de informação, assim como devem elaborar um esquema para orientar a fala e saber utilizar os recursos materiais que se propuseram para tal apresentação.


OBJETIVOS DE UM SEMINÁRIO

     Dentre os objetivos principais podemos citar:
·        Aprender a realizar uma pesquisa em diversas fontes;
·        Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas;
·        Desenvolver a capacidade de leitura crítica sobre os materiais lidos;
·        Aprender a organizar ideias de modo lógico e sintético em forma de texto escrito;
·        Aprender a elaborar um esquema organizador da fala durante a apresentação;
·        Aprender a utilizar os diversos recursos tecnológicos disponíveis para tais apresentações.

QUE RECURSOS PODEM SER UTILIZADOS EM UM SEMINÁRIO

§  Cartazes, confeccionados com cartolinas ou outros materiais;
§  Quadro e pincéis;
§  Transparências;
§  Sínteses/resumos e fotocópias (xerox) para o público;
§  TV/Aparelho de DVD;
§  Projetor Multimídia/Notebook/PC/Power Point entre outros.

ETAPAS DE UM SEMINÁRIO

     O seminário deve ser preparado em GRUPO. Isto é muito importante porque todos os alunos devem ter domínio dos conteúdos a serem apresentados, e isso somente será possível se todos os alunos participarem de todas as etapas que envolvem a preparação do Seminário. TODOS DEVEM PARTICIPAR DE TODAS AS ETAPAS!
1ª Etapa: pesquisar livros, revistas, jornais, textos e artigos de internet etc., que falam sobre tema a ser pesquisado;
2ª Etapa: após a pesquisa sobre os materiais que falam sobre o tema, é necessário ler o material e discutir em conjunto as questões mais importantes que eles abordam sobre o tema;
3ª Etapa: elaborar um texto EM GRUPO sobre o assunto estudado nas fontes de pesquisa, ou seja, todos do grupo, juntos, devem participar da elaboração desse texto. Isso garantirá que todos do grupo terão uma visão total do assunto e dará mais segurança na hora da apresentação;
4ª Etapa: após a elaboração do texto em conjunto, selecionar o que é mais importante a ser apresentado no Seminário, e aí sim, estabelecer quem fica com o quê, ou seja, divide-se a apresentação em partes;
5ª Etapa: Se o grupo fizer opção por apresentar o Seminário com o uso de Projetor/Slides, deve-se ter em mente que os slides servem apenas como recurso para a apresentação, não se deve encher os slides de textos que serão lidos durante a apresentação, eles devem conter no máximo pequenas citações que ajudarão os palestrantes a explicar melhor o tema. Outra observação importante é quanto à letra utilizada e seu tamanho, procure sempre usar ARIAL, VERDANA OU TAHOMA no tamanho 20, usando sempre títulos ou subtítulos. SABER usar o projetor de slides e verificar sempre se o material está no pendrive, no cartão de memória etc. Uma dica: procure enviar o arquivo da apresentação para o seu e-mail e o de outros colegas, assim na hora da apresentação você pode baixar para o computador!

Fonte: Gazeta do Oeste
A HORA DE APRESENTAR O SEMINÁRIO

     A apresentação de um seminário é algo muito importante, tendo em vista que o grupo tem a responsabilidade de repassar ao público presente o conteúdo que estudou e pesquisou.
     Na hora da apresentação é importante:
  • Organizar a sala de modo a facilitar o trabalho do grupo;
  • Garantir que todos possam ver e ouvir a apresentação sem problemas;
  • Todos devem estar atentos ao que está sendo apresentado pelos membros do grupo (inclusive os próprios membros do grupo);
  • Dividir antecipadamente o que cada um deverá fazer durante a apresentação;
  • Saber como se posicionar diante do público;
  • Olhar para o público durante a sua fala;
  • Usar um tom de voz adequado para que todos ouçam;
  • Não ficar de costas ou de conversas paralelas;
  • Não passar em frente ao projetor ou algo do tipo;
  • Evitar termos ou gírias como “né”, “assim”, “tipo assim” ou similares.

O SEMINÁRIO DEVE INICIAR-SE COM O GRUPO APRESENTANDO O TEMA QUE VAI ABORDAR. POR EXEMPLO: “O TEMA DE NOSSA APRESENTAÇÃO É...” OU “NÓS ABORDAREMOS NESSA APRESENTAÇÃO...”

EM SEGUIDA É IMPORTANTE DIZER AO PÚBLICO O QUE ELE VAI APRENDER COM ESSE TEMA: POR EXEMPLO: “AO FINAL DESSE SEMINÁRIO VOCÊS SABERÃO O QUE É... OU COMO FUNCIONA...”

DURANTE A APRESENTAÇÃO DEVE-SE SEGUIR UMA SEQUÊNCIA LÓGICA DE CONTEÚDOS. OU SEJA, A APRESENTAÇÃO DEVE CONTER INÍCIO, MEIO E FIM.

AO FINAL DA APRESENTAÇÃO O GRUPO DEVE CONCLUIR O TEMA. POR EXEMPLO: “EM RESUMO...”, “CONCLUÍMOS...”

É SEMPRE IMPORTANTE MENCIONAR AS FONTES DE PESQUISA EM QUE SE BASEOU SUA APRESENTAÇÃO.




Adaptado da Profa. Dra. Marta Valentim (Unesp)
Original disponível em: http://www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.pdf
Acesso em 20 jan 2012.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Por favor, deixem aqui seu COMENTÁRIO, ele é importante para que melhoremos nosso blog. Obrigado.