18 de junho de 2012

O Exemplo Causa Impacto


Exemplo: Bom ou ruim, sempre arrasta multidões.




[...] um fraco rei faz fraca a forte gente.
Luís de Camões



Jossivaldo Araújo de Morais *



     Em todas as situações, sejam elas fáceis ou difíceis, a pessoa é sempre chamada a fazer uma escolha. Se ela não souber fazer a escolha, esta acarretará a ela uma série de situações e problemas imprevisíveis. Ao contrário, se fizer a opção correta, desfrutará que bons momentos, sozinho e ao lado das pessoas a quem ama. Essa decisão de dupla possiblidade [boa e/ou ruim] é chamada de poder de decisão, e este atinge não somente quem o utilizou, seja de modo correto ou de modo precipitado, mas a todos os outros que dependiam do resultado dessa decisão. Olhe a amplitude de nossas escolhas! Elas atingem a nós e a todas as outras pessoas que estiverem conosco, próximas a nós ou que conosco mantenham algum tipo de relacionamento, seja ele pessoal, social ou profissional.

     Quantas vezes tomamos medidas isoladamente e egoisticamente julgando que as consequências atingirão somente a nós, pois a decisão foi individual, o fato diz respeito somente a mim... Esquecemos que não somos uma ilha, vivemos em constante relação com outras pessoas: dependemos e, também dependem de nós tantas outras pessoas. Vivemos numa “teia de relações sociais”, e nela um fio quebrado prejudica o todo, ou seja, a ausência de um fio da teia desestrutura todo o conjunto. Por isso é preciso parar para refletir: nossas ações não são ações isoladas! Toda ação tomada numa sociedade afeta a ela como um todo, pois as pessoas estão em constante interação e nela influenciamos e somos influenciados.




     Quando um governo ou um de nossos representantes toma uma decisão impensada, seja por insegurança, pressão ou irreflexão, ele atinge milhares de pessoas – que naquele momento são inocentes, alheias ao que está ocorrendo -, mas, como fazem parte da sociedade governada por esses que tomam as medidas, acabam sendo afetadas. Exatamente por isso, quando nossas escolhas afetam inúmeras pessoas, é que a responsabilidade aumenta e com ela deve aumentar também a reflexão – aquele modo de pensar que examina, avalia, mede as consequências – e só depois de ter avaliado as possibilidades emitir um juízo, decidir e agir.

     Infelizmente tanto na família, quanto na vida social, política e econômica, o que vemos é exatamente o que não deveria ocorrer. Vemos todos os dias nossos políticos [aqueles que deveriam representar nossos interesses conjuntos], aprovando medidas, criando leis, fazendo acordos, fazendo vistas grossas para problemas e ações que atentam contra os valores da nossa sociedade. Parece que não pensam que as suas decisões irão atingir a todos – e alguns receberão a carga dessas escolhas com maior peso – de modo desigual. Desigual exatamente por que alguns são mais frágeis que outros, têm menos noção de direitos e deveres, conformam-se mais facilmente e pouco questionam.

     Seja nas decisões familiares, na escola, igreja, vida social ou profissional, lembre-se que nós não vivemos sozinhos, aquilo que decidimos fazer afeta a nós e a outras pessoas. Imagine que nós estamos escalando uma alta montanha sustentados por um único cabo, um atrás do outro, e que qualquer coisa que aconteça acima de nós, o resultado virá em seguida e não teremos tempo para ficarmos perguntando o que deu errado ou quem errou, apenas seremos afetados; e poderá ser tarde demais para tentarmos escapar. Nossa responsabilidade em colocar a nossa frente pessoas que seja razoáveis (que saibam avaliar suas decisões), responsáveis e experientes é muito importante.

     Nossas escolhas e ações são vistas por muitos, alguns decidem por não segui-las, mas muitos nos terão como exemplos e farão como nós fizemos. Nosso compromisso e responsabilidade são enormes! As palavras mobilizam, mas os exemplos arrastam.



* Professor da UFT (Universidade Federal do Tocantins) nos Cursos de Filosofia e Artes; Professor da Rede Estadual do Tocantins; Especializando em Filosofia Contemporânea (FACEL-PR), Especialista em Docência do Ensino Superior (ITOP); Licenciado em Filosofia (UECE); Bacharel em Filosofia (ITEP-CE).


Acessem o Blog Filosofia Diária: http://profemorais.blogspot.com.br



Foto: Imagens para Facebook           Fonte: http://www.imagensparafacebook.com/imagens-facebook/religioso/ensinar-pelo-exemplo.html           Postador: Jossivaldo Araújo de Morais


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixem aqui seu COMENTÁRIO, ele é importante para que melhoremos nosso blog. Obrigado.