"Filosofia e educação devem andar
juntas na teoria e na prática, pensar e repensar os processos educativos, sem
se transformar unicamente em prática exclusiva de especialistas em educação e
sim de toda a comunidade educativa, entendendo-se como tal pais, alunos,
professores, funcionários, pesquisadores e especialistas em educação."
Luis
Cláudio Calmon e Valéria C. Gomes Calmon
O
pensar, o criar, e o agir consciente libertam o ser humano e o transformam em
sujeito de sua história.
A Filosofia é uma importante
ferramenta para que o homem atinja a condição de ser humano em sua plenitude. O
que distingue a nossa espécie das demais é exatamente a condição de livres
pensadores.
O
ser humano é um animal consciente de si próprio e de suas relações com o meio
ambiente e com os demais indivíduos. Por isso, passa a ser responsável por
todos os processos em que está envolvido.
A Filosofia é, portanto, uma luz
criadora e desafiadora para que as pessoas possam enxergar a realidade de forma
mais clara, tornando-se agentes de seu destino.
A relação da Filosofia com a
Educação é visceral. Nesse sentido, tomemos como exemplo as palavras do
professor Anísio Teixeira:
“Sendo
a educação o processo pelo qual os jovens adquirem ou formam "as atitudes
e disposições fundamentais, não só intelectuais como emocionais, para com a
natureza e o homem", é evidente que a educação constitui o campo de
aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua elaboração e revisão”.
Na
antiga Grécia os filósofos eram professores e buscavam renovar os valores da
sociedade e construir uma educação melhor e mais efetiva.
Fonte: Mundo Educação |
“Eram,
pois, filósofos e reformadores. Os estudos filosóficos formais nascem, assim,
como estudos de educação. Os sofistas foram os "primeiros educadores
profissionais" da civilização ocidental”.
A Educação trabalha o indivíduo como um todo e a Filosofia ajuda as
pessoas a elucidar as incertezas, ou seja, buscar os porquês. Sem essa busca a
Educação seria repetitiva, fechada em si mesma, assemelhando-se a simples
adestramento, treinamento sem criatividade, decadente instrumento ideológico de
dominação ou mera formação de força de trabalho a ser explorada por algum grupo
dominante de plantão.
O grande desafio da
Educação passa por moldar um ser pensante, formar um estudante para que se
torne cidadão integral, orientado por conceitos próprios e valores reais, em
prol do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
A Educação é um
caminho a ser percorrido e não simples meta a ser atingida. Durante esse
caminho forma-se um conjunto de valores e saberes que levam o homem ao
discernimento e à escolha de seu rumo. Somente assim poderá o ser humano
considerar-se livre.
Nesse processo, a Filosofia cria um enfoque crítico e reformador da
educação, para auxiliar o educador a mediar o processo de construção do ser
como sujeito integral, nas suas dimensões afetiva, social, econômica e moral.
A Filosofia deve sempre balizar os referenciais teóricos e as práticas
educacionais de modo a evitar que se cristalizem em conceitos pétreos e dogmas
inquestionáveis. No âmbito da Filosofia e da verdadeira Educação,
nada pode ficar ao largo de nova perquirição no sentido evolutivo, sob pena de
obstaculizar a identificação da realidade desejável.
Deve, também, orientar a construção de novos valores e formas de
conhecimento intelectual, respeitando a subjetividade do ser e a necessidade de
construção de bases éticas, morais e culturais tão relevantes para o
desenvolvimento da vida em sociedade.
Filosofia e educação
devem andar juntas na teoria e na prática, pensar e repensar os processos
educativos, sem se transformar unicamente em prática exclusiva de especialistas
em educação e sim de toda a comunidade educativa, entendendo-se como tal pais,
alunos, professores, funcionários, pesquisadores e especialistas em educação.
Não se pode admitir a educação como processo adstrito à escola. A
educação inicia-se em casa e passa pelos múltiplos segmentos do complexo
político-social da comunidade que lhe corresponde, assim como pelos inúmeros
instrumentos informativos e de divulgação.
O final do século XX
e o início do XXI são marcados pela inquietação mental das pessoas em função da
complexidade da vida moderna e dos reflexos da globalização que interferem
direta ou indiretamente em nosso comportamento. Nesse cenário emerge a
FILOSOFIA como instrumento de perquirição sobre o cotidiano, significados da
vida moderna e questionamentos sobre nosso aqui e agora.
A escola, como
agência de veiculação da educação formal, já sentiu esse movimento. Existem
estabelecimentos que voltaram a adotar a Filosofia como ferramenta de
desenvolvimento do pensar, tendo aulas de Filosofia na grade curricular, e
alguns utilizam a Filosofia integrada a outras disciplinas.
As aulas passam a ser tratadas como excelente exercício do pensar. Há
exploração da leitura de textos (os mais diversos - Geografia, História,
contos, lendas, romances...) seguida de interpretação dirigida e, após a
exploração textual, são introduzidas perguntas filosóficas que determinam o tom
da discussão, o caminho da dúvida e da reflexão a serem enfrentadas, tornando
riquíssima a experiência do pensar individual e em grupo e gerando um exercício
perfeito de reflexão filosófica.
O grande papel da Filosofia na educação é esse: gerar dúvida, provocar a
desconfiança, instigar a pesquisa e a procura de respostas, promover o
desenvolvimento cognitivo através da reflexão sobre as coisas, provocando,
enfim, a autonomia de pensar e agir.
Fonte: adaoseger.blogspot.com |
A Educação e a Filosofia instrumentalizam os seres humanos para que
possam atingir novos conhecimentos, desenvolver seu potencial criativo,
enfrentar desafios, relacionar as informações e tirar as próprias conclusões.
A Filosofia está
cada vez mais presente nos dias atuais, como veículo importante de análise e
postura crítica perante todas as situações complexas e difíceis de serem
entendidas.
Concluindo, não
podemos deixar de afirmar, sem maiores digressões, que a Filosofia - como modo
de reflexão da vida moderna - merece grande estímulo, aplicabilidade e
desenvolvimento crescente no âmbito da educação.
Referências Bibliográficas:
TEIXEIRA. ANÍSIO S. FILOSOFIA E
EDUCAÇÃO.
http://www.prossiga.br/anisioteixeira/fran/artigos/filosofia.html
- Download realizado em 01/10/2007.
Fonte: O Dia D: reflexões
filosóficas
Disponível
em: http://boletimodiad.blogspot.com.br/2013/12/o-ensino-da-filosofia-na-vida-da-escola.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixem aqui seu COMENTÁRIO, ele é importante para que melhoremos nosso blog. Obrigado.