20 de outubro de 2011

Mas, afinal, por que filosofar?


Filosofar é sinônimo de liberdade. Isso mesmo, a filosofia nos liberta, pois ao nos determos na avaliação das opiniões em geral, contribuímos para nos tornar mais críticos e mais capazes de escolher, por nós mesmos, nossas crenças e nossos valores.


     

        À primeira vista, fazer filosofia parece não ter utilidade. Refletir sobre conceitos abstratos como verdade, liberdade e justiça, entre outros, parece não nos conduzir a lugar algum, afinal de contas qual a importância de se fazer perguntas?
        Vários renomados filósofos de outras épocas mostraram e outros ainda hoje mostram o quanto é importante fazermos perguntas sobre nossas ideias, principalmente sobre aquelas da qual temos consciência. Para eles, refletir sobre aquilo que acreditamos saber é de grande auxílio a uma análise de nossos próprios pontos de vista, de nossos valores, o que nos dará condições de reafirmá-los ou rejeitá-los. Sem esse autoexame constante estamos propensos a nos tornar céticos, ao ponto de imaginar que temos a plenitude do saber.


        Filosofar é sinônimo de liberdade. Isso mesmo, a filosofia nos liberta, pois ao nos determos na avaliação das opiniões em geral, contribuímos para nos tornar mais críticos e mais capazes de escolher, por nós mesmos, nossas crenças e nossos valores. Significa, ainda, refletir de uma determinada maneira sobre problemas, ideias e teorias. Cada tipo de problema é estudado por um ramo ou uma área da filosofia. Daí a importância, desde cedo, de nossos alunos do ensino fundamental serem despertados, conscientizados para o livre exercício do pensar (...).

Fonte: Revista Filosofia



Raimundo Nonato Nogueira de Oliveira


FONTE:
Filosofia: investigando o mundo da prática. 3. ed., Edjovem: Fortaleza, 2011. (Coleção: Um novo olhar filosófico)


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixem aqui seu COMENTÁRIO, ele é importante para que melhoremos nosso blog. Obrigado.