30 de março de 2011

A face desconhecida do Marketing






(...) a proposta criacional do marketing é totalmente ética, trata-se simplesmente de oferecer ao cliente exatamente aquilo de que ele necessita naquele momento, sem tirar nem por e, é claro, como ninguém é de ferro, auferir lucro no ato de satisfazer o anseio de sua clientela.

   
marketing pessoal

     Sempre senti o marketing como uma ferramenta anti-ética que os vendedores usavam para nos vender aquilo que não queríamos comprar. Até o  dia em que li o livro “MARKETING NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO”, uma compilação de vários textos sobre o assunto, organizados pela professora da UnB Sueli Angélica do Amaral.
     Apesar de ser um livro de caráter extremamente técnico e bastante específico para os profissionais da Ciência da Informação, prova a todos, doloridamente, que o marketing pode ser ético e até simpático… depende apenas de sua aplicação politicamente correta. Aliás, a proposta criacional do marketing é totalmente ética, trata-se simplesmente de oferecer ao cliente exatamente aquilo de que ele necessita naquele momento, sem tirar nem por e, é claro, como ninguém é de ferro, auferir lucro no ato de satisfazer o anseio de sua clientela. Esse anseio pode ser comercial ou não. Aí entra a grande novidade do mercado: tudo é mercadoria. Tudo é vendável. Até a sua própria imagem. Até mesmo a informação de uma biblioteca ou de um arquivo.
     De repente, vejo tudo como serviço, como produto. Até mesmo a pregação em uma igreja pode ser entendida como um serviço fornecido aos fiéis, que só permanecerão ali se seus anseios forem atendidos. Caso contrário, procurarão outra igreja ou qualquer outro lugar que lhes forneça o preenchimento de seu vazio espiritual.
     A globalização nos tornou conectados e interconectados. Já nascemos globalizados e, se não somos marginais, somos todos em curta distância, estamos todos no circuito da Grande Rede Mundial. Por conseguinte, o mercado mundial nos mercantilizou. E hoje somos todos produtos e produtores, clientes e vendedores. Vendemos nosso peixe e compramos o do vizinho o tempo todo.
Seja lá qual for seu produto de venda no momento, o seu serviço a oferecer… Enfim, se a sua clientela não tem demonstrado total satisfação, o caminho certo é descobrir do que seu cliente precisa para ser mais feliz, e tratar de fornecer. Mas saiba, nestes tempos de inconstância e velocidade, ser ético e não atropelar a missão e os princípios de seu negócio serão o grande diferencial do mercado.

somos produtos  


Fonte: http://tempoesia.wordpress.com/2009/01/05/a-face-desconhecida-do-marketing/]

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